Adoro ler coisas que caem por acaso na minha mão, principalmente um livro que não estava procurando e que me achou. Esse é o poder da serendipidade, ou seja, das coisas do acaso.

Estava procurando um livro e encontrei Inteligência Visual de Amy Herman confesso que não sei o que foi que me chamou atenção, mas com certeza não foi o titulo, talvez a imagem um grande olho colorido na capa. Sei que comecei a ler me encantei e como sempre me apaixonei.

A autora nos leva olhar, perceber o que não vemos na nossa vida acelerada, pois não paramos para observar.

Sempre fui apaixonada por observação desde o tempo da faculdade, onde adorava exercícios de observar pessoas e logo me conectei com a ideia. Percebi que sempre me considerei boa observadora das coisas, pois adoro ficar em lugares públicos vendo a dinâmica da vida, a forma das pessoas se relacionarem, o que elas transmitem de forma não verbal com suas expressões

Ao ler o livro de Amy, vi que preciso melhorar a qualidade da minha atenção, pois entendi que tenho que explorar mais essa habilidade.

Talvez você conheça o experimento dos jogadores de basquete com camisetas pretas e brancas, onde você deve contar quantos passes os jogadores de branco dão, mas não percebe que no meio do jogo passa um gorila enorme, que para, bate no peito e faz uma dancinha. Sim, a primeira vez também não vi e quando olhei novamente achei que era uma pegadinha. Na verdade, chega ser engraçado não perceber um grande gorila dançando.

Essa é a nossa vida, ficamos absortos contando os passes ou presos em uma atenção muito focada das coisas e perdemos de vista a capacidade de aprender e de perceber outras informações. Isso traz uma reflexão: O que estamos fazendo com a atenção num mundo de tantas informações? Estamos diariamente com a cara da telinha do celular e perdemos o que acontece a nossa volta na vida real.

Coisas simples como qual a cor do carro do seu vizinho da direita? E da esquerda? E do seu vizinho no final da rua?  Percebi que muitas vezes deixo de observar e com isso entender qual o significado delas. Qual o sentido?

Grandes descobertas, aquelas famosas, aconteceram por observação, como por exemplo, o velcro, que foi inventado por um montanhista que tinha carrapichos grudados em suas meias. Fico me perguntando o que estou deixando de ver?

No inicio desse artigo tem uma imagem? O que você vê?

Uma moça caminhando, árvores, um banco. A moça olhando algo como um celular, galhos secos, folhas no chão. E o C ? Sim, você enxerga um grande C ao fundo pinta de branco em uma parede?

Não fique chocado se você não viu, a maioria das pessoas não enxerga pois não paramos, observamos, não nos dedicamos a analisar uma imagem. Se você viu muito bom, pois está praticando sua capacidade de observar as coisas e entender melhor o mundo sua volta.

Observar é parar para olhar.

Perceber as nuances e as diferenças.

Precisamos mais desses momentos para nos conectar com as coisas e principalmente com as pessoas.

Grande Abraço.

#serenidade #observação #desacelerar #percepção

 

Fonte da imagem: Redux Pictures/The New York Times/foto de Suzanne deChillo